Resenha: Tamanho 42 Não é Gorda

Imagem

Título: Tamanho 42 Não é Gorda

Título Original: Size 12 is Not Fat

Autora: Meg Cabot

Editora: Galera Record

Páginas: 416

Ano: 2006

Sinopse: Heather Well é uma cantora pop que chegou a um ponto nada desejado de sua carreira artística: o fundo do poço. Nenhuma gravadora se interessa por suas músicas, o pai está atrás das grades e a mãe fugiu para Buenos Aires com todo o seu dinheiro… Mas, quando Heather arruma um trabalho de inspetora em uma faculdade, tudo muda… ou, pelo menos, é o que parece.

Faz três anos que eu li esse livro pela primeira vez. Fiquei louca pela continuação dele, mas não consegui encontrar, o que me fez desistir da série e jogou ela no meu fundo do esquecimento. Mas alguns meses atrás, quando eu vi os três livros da série, empilhadinhos e bonitinhos em uma livraria, meu único pensamento foi: “Eu quero!”. Então eu comprei ele!

Enquanto eu relia esse livro, percebi que minha opinião continuou a mesma, ele é maravilhoso, engraçado e o mistério não deixa nem um pouquinho a desejar.

A história é completamente narrada em 1ª pessoa pela Heather e começa com ela nos apresentando um pouquinho da sua vida e das pessoas que a rodeiam.

Ela era uma antiga cantora pop de sucesso entre as crianças e os adolescentes que viu sua carreira chegar ao fim quando ela se recusou a cantar as músicas que a produtora mandava. Heather queria cantar as próprias músicas. O que, é claro, não deu certo (porque ela se recusa a subir no palco novamente), então ela começou a trabalhar em um alojamento (ou conjunto residencial estudantil, como insistem em chamar), que é basicamente aqueles dormitórios de faculdade. E tudo ia ás mil maravilhas, quando de repente, alguém é encontrado morto no poço do elevador.

Não “alguém”, uma menina. A causa da morte foi considerada por todos como “suicídio”, porque todos tem certeza de que essa menina estava brincando de fazer surfe no elevador (pular do teto de um elevador, para o teto de outro elevador), todos, menos Heather, porque, sabe como é, meninas não fazem surfe de elevador.

E por Heather ser a única que acredita que aquilo não foi um acidente, e sim um assassinato, ela começa a investigar.

Não contarei mais nada sobre o enredo, mas tenho que deixar claro uma coisa: Heather é louca. E perfeita. E engraçada. Terá horas em que você vai ter que parar de ler um pouco apenas para controlar suas risadas.

“- E só para você saber… – ele diz.
– Pois não? – eu me debruço ansiosa no corrimão da escada. A razão por que me oponho tanto a você investigar tudo isto sozinha, espero, ou melhor, torço para ouvir, é porque não posso suportar a ideia de você correndo perigo. Sabe, eu te amo, Heather. Sempre amei.
– Acabou o leite – é o que ele diz, em vez disso. – Se você lembrar, compre um pouco antes de ir para a casa, certo?
– Certo – respondo baixinho.
E então vai embora.” Heather e Cooper

Cooper é outro personagem perfeito, o tipo de protagonista masculino que nos faz suspirar e nos esquecer de como se respira. Ele é o irmão bastardo do ex- noivo da Heather (não falei dele porque eu não gosto dele, mas  Jordan Cartwight é cantor de uma boy band famosa, igual 1D, só que com artistas mais velhos, e Heather pegou ele traindo ela com uma vadia que veste 38, e que vai casar com ele agora. Fim), e quando Heather fica sem ter onde morar, Cooper a ajuda, dando a parte de cima de seu apartamento para ela, que em troca, faz a contabilidade dele.

Preciso dizer que Heather se apaixona por Cooper? Porque ela se apaixona. Aquele tipo de paixão platônica que ela se recusa em deixar transparecer, então ela nunca se declara, esperando que ele dê o primeiro passo.

Temos personagens secundários cativantes também, mas não irei falar deles porque se não, essa resenha vai ficar enooorme.

Quanto a escrita, ela é divertida, fluida, fácil e é praticamente impossível não entrar no ritmo do livro. Me surpreendi ao perceber que ele não contém pontas soltas, seu mistério sendo devidamente narrado. Você não consegue descobrir quem é o assassino até que a própria Heather descubra, e garanto que vocês, assim como eu, vão ficar com o queixo no chão ao descobrir quem é.

Tenho que admitir que quando se trata de Meg Cabot, sou um pouco suspeita, porque ela é uma das minhas escritoras favoritas. Mas como não amá-la? Ela consegue escrever um romance como ninguém, com a dose certa de comédia e até um pouquinho de suspense quando é necessário. Amo essa mulher e todos seus livros (os que eu li, pelo menos).

O que você ainda está fazendo ai? Vá agora comprar Tamanho 42 Não é Gorda, prometo que não vai se arrepender!

 “- Não é verdade – Patty diz. – Você vai encontrar alguém. Só não pode ter medo de se arriscar.
Do que é que ela está falando? Eu não faço nada além de correr riscos. Estou tentando impedir que um psicopata mate mais uma vez. Já não basta? Preciso de uma aliança no dedo também?

Algumas pessoas nunca ficam satisfeitas.” Heather

Capa: 8,0

Originalidade: 9.8

História: 10

Personagens: 10

Nota: 10

Giovanna Monteiro

Deixe um comentário